Edições Anteriores

  • Vol. 8 (2022)

    Ponte de Lima: do passado ao presente rumo ao futuro, assim foi esta publicação batizada desde o seu primeiro número, estávamos ainda no ano de 2017. Volvidos cinco anos, a edição de uma nova revista prova o sucesso desta iniciativa editorial consagrada à história de Ponte de Lima, nas suas múltiplas vertentes. Ela reflete um projeto consistente, que tem vindo a ser sedimentado ao longo do tempo e que estamos em crer conhecerá um longo tempo de vida. A história de Ponte de Lima e do seu território, dos seus vultos e dos seus monumentos, das relações intrincadas entre uns e outros, forma um assunto praticamente inesgotável. E enquanto houver autores e investigadores sedentos de vir beber a esta fonte estamos em condições de prometer a preservação deste projeto editorial que aponta rumo ao futuro. O nosso profundo agradecimento vai, pois, para todos aqueles que colaboraram neste número, escrevendo os importantes artigos aqui reunidos, de temática vária e incidindo sobre diferentes épocas do nosso passado. Deixo ainda uma palavra de reconhecimento aos autores dos números anteriores e aos vindouros para que continuem a fazer desta revista uma obra de referência para todos quantos se interessam por conhecer um pouco mais sobre o nosso concelho.
  • Vol. 7 (2021)

    No presente ano de 2021, Ano Jacobeu em Santiago de Compostela, a publicaí§í£o "Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro" volta a ser temática e, como ní£o poderia deixar de ser, é inteiramente dedicada ao Caminho Portuguíªs de Santiago. Autores de renome nesta matéria contribuí­ram com excelentes artigos que nos transmitem conhecimento sobre os itinerários portugueses para Santiago de Compostela, designadamente o Caminho de Torres e o Caminho Portuguíªs de Santiago em Ponte de Lima, desde a referíªncia í  romagem ao túmulo do Apóstolo protagonizada por D. Henrique e D. Teresa, assinalada num documento datado de 1097 em que os Condes Portucalenses protegem os moradores da Villa Corneliana (Correlhí£), passando pela constituií§í£o da Associaí§í£o dos Amigos do Caminho de Santiago e, ainda, pelo património associado í  tradií§í£o milenar do culto jacobino, tí£o enraizado na nossa cultura. Nos últimos anos, o Caminho tem sido revitalizado e valorizado nas vertentes cultural e turí­stica, o que tem levado a que um crescente número de peregrinos, provenientes do mundo inteiro, passe pelo concelho de Ponte de Lima em direí§í£o a Santiago de Compostela. Esperamos que esta publicaí§í£o seja mais um forte contributo para a promoí§í£o deste itinerário cultural europeu, o primeiro a ser reconhecido pelo Conselho da Europa, em 1987.
  • Vol. 6 (2020)

    A publicaí§í£o Ponte de Lima: do Passado ao Presente, Rumo ao Futuro! surge uma vez mais perante o olhar e a crí­tica do leitor. Trata-se do sexto número de um projeto editorial do Municí­pio, iniciado em finais de 2016 com o intuito de recuperar os estudos sobre temáticas locais, com artigos de interesse diverso e abrangente, mas sempre focados, de uma maneira ou outra, em assuntos respeitantes í  história, ao património, a instituií§íµes sociais, a fenómenos do quotidiano, í s personalidades associadas a esta Terra. Prolonga-se a temática genérica, depois de algumas incursíµes mais centradas em figuras destacadas da nossa história polí­tica e literária, como foram os casos das edií§íµes consagradas a António Feijó, ao Cardeal Saraiva e ao General Norton de Matos. O presente volume ajuda a laní§ar novas luzes sobre diferentes áreas do conhecimento, como a arqueologia, a casa nobre, o legado vitiviní­cola e o património da memória social, terminando com um apontamento mais centrado nos estudos literários. Este novo volume atesta uma vez mais a consistíªncia de um projeto editorial fortalecido e sedimentado, que o Municí­pio acarinha desde a sua génese e pretende prolongar para o futuro, abrindo a possibilidade í  publicaí§í£o de trabalhos a todos os que se interessam pela investigaí§í£o e divulgaí§í£o de assuntos que concernem, direta ou indiretamente, í  história e vida locais. Tal é o caso dos autores que colaboraram nesta edií§í£o, a quem, aproveitando desde já o ensejo, manifestamos o nosso mais profundo agradecimento.
  • Vol. 5 (2019)

    Entramos no terceiro ano de publicaí§í£o da revista Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro! que conta já com cinco números. Depois dos tríªs volumes anterio­res terem sido inteiramente dedi­cados a figuras limianas de grande relevo para a história local e na­cional – Cardeal Saraiva, General Norton de Matos e António Feijó –, chegou o momento de voltar a publicar um número genérico. Embora os artigos ora publicados sejam essencialmente de carácter histórico e cultural, a revista pro­cura ser um incentivo í  produí§í£o cientí­fica sobre Ponte de Lima nas mais variadas áreas do conheci­mento. Sintam-se, pois, convida­dos a publicarem os resultados das investigaí§íµes sobre o concelho de Ponte de Lima nesta revista que é de todos e para todos. Como é habitual, agradeí§o aos autores que aceitaram o nosso desafio e que, desta forma, contribuem para a afirmaí§í£o do limia­nismo. Sí£o este: António Barbosa, José Velho Dantas, Ana Lúcia Pe­reira Carneiro, Joana Rodrigues da Silva, Joana Rocha, Paula Se­queiros, Grécia Rodrí­guez Pinto, Leonardo de Albuquerque e Joí£o Gomes d'Abreu, este último com a recensí£o bibliográfica da obra "Narrativas" da minha vida, de Francisco Maia de Abreu de Lima. Ainda no decurso do presente ano de 2019 será apresentado mais um número desta revista, sempre com Ponte de Lima rumo ao futuro!
  • Vol. 4 (2018)

    Como sempre, a perseveraní§a e o querer bem fazer trazem frutos que podemos classificar de enor­me excelíªncia e, no presente caso, por se tratar de uma publicaí§í£o periódica, melhor dizendo, uma revista que congrega estudos, ar­tigos e recensíµes bibliográficas de especial releví¢ncia para Ponte de Lima, ní£o tenho qualquer dúvida que este quarto número espelha bem o subtí­tulo escolhido para a mesma: "do passado ao presente, rumo ao futuro". Sempre vaticinei uma longa vida para esta publicaí§í£o, na certeza que os responsáveis e todos os convidados a participar nunca vi­rariam as costas a essa nobre tare­fa que é a de engradecer e elevar o bom nome de Ponte de Lima. Desta vez, reúnem-se aqui um conjunto de artigos apresentados a propósito do programa evocativo dos 100 anos da morte de An­tónio Feijó, poeta maior da lí­ngua portuguesa e que orgulhosamente temos como um dos limianos que mais longe levaram o nome da nossa Terra, através das letras e da diplomacia. Trata-se de uma figura que conti­nuará a merecer as mais distintas homenagens e reconhecimentos, tal como sucedeu até agora, ní£o se furtando nunca o Municí­pio de Ponte de Lima de glorificar tí£o alto nome, que se destaca sobre­maneira no contexto cultural pon­te-limense. Em nome do Municí­pio de Ponte de Lima, do Executivo Municipal que me honro de liderar e em meu nome pessoal, quero agradecer aos que contribuí­ram para mais um número de Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro: Marta Pacheco Pinto, Fá­tima Melo, Joí£o Araújo Pimenta, Joí£o Afonso Machado, Ana Car­neiro, Filipa de Arrochela Lobo, Agostinho Fernandes, José Cí¢ndi­do de Oliveira Martins e Cláudio Lima, os dois últimos através de recensíµes bibliográficas da obra de David F. Rodrigues com o tí­tu­lo O Rosto. Finalizo com o repto aos respon­sáveis e futuros colaboradores para dentro do mais breve espaí§o de tempo termos mais um número desta preciosa revista, que se está a tornar uma referíªncia no í¢mbito das publicaí§íµes periódicas locais, regionais e nacionais.
  • Vol. 3 (2018)

    Há relativamente pouco tempo, quando escrevi uma breve apre­sentaí§í£o para o número anterior da presente publicaí§í£o, que cada vez mais se afirma no contexto de trabalhos congéneres dedicados a Ponte de Lima, como, em tempos, sucedeu com o Almanaque de Ponte de Lima e, mais tarde, com o Arquivo de Ponte de Lima, que deixaram marcas reconhecidas até aos dias de hoje, vaticinei um futuro promissor para a mesma, consciente da dedicaí§í£o e do atu­rado trabalho que uma excelente equipa tem desenvolvido para al­caní§ar objectivos extremamente bem definidos í  partida. Por isso, após se ter realizado uma notável reunií£o de académicos e estudiosos sobre a vida do General Norton de Matos, a propósito do 150.º Aniversário do Nascimento, mais precisamente a 25 de Marí§o de 2017, a oportunidade de reunir muitos dos textos que resultaram das intervení§íµes, palestras e co­municaí§íµes proferidas na referida data ní£o podia ser desperdií§ada e podemos ter hoje nas nossas mí£os um importante contributo para a memória e identidade de Ponte de Lima, sem esquecer a consequente releví¢ncia para a História e a Cultu­ra, a ní­vel local, regional, nacional e internacional, tí£o notável é a bio­grafia do General Norton de Matos. Uma palavra muito especial de agradecimento, em meu nome e no do Municí­pio de Ponte de Lima, aos que participaram, com o seu saber e os resultados de ár­duas e morosas investigaí§íµes, na cerimónia evocativa do 150.º Ani­versário do General Norton de Matos – Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva, Prof. Doutor Sérgio Neto, Prof.ª Doutora Ma­ria Manuela Afonso da Fonte, Prof.ª Doutora Heloí­sa Paulo, Pro­f.ª Doutora Helena Pinto Janeiro e Dr. José Norton. Findo com a convicí§í£o de que ní£o demorará muito tempo a ser apre­sentado o quarto número desta já prestigiada publicaí§í£o que, na competente área de intervení§í£o, em muito continuará a enobrecer o nome de Ponte de Lima.
  • Vol. 2 (2017)

    O sugestivo tí­tulo dado í  presen­te publicaí§í£o, Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao fu­turo!, obrigou, í  partida, a uma enorme responsabilidade que está intrinsecamente ligada a revistas, pela periodicidade e obrigatorie­dade de manutení§í£o de edií§íµes atempadas e oportunas, que ví£o de encontro í  missí£o que lhe cor­responde no contexto extrema­mente exigente das publicaí§íµes do Municí­pio de Ponte de Lima. Com uma equipa arrojada e res­ponsável, que encara os obstácu­los e dificuldades de forma animada e audaciosa, estávamos certos que este número 2 seria, quase no imediato, uma realidade, sobre­tudo por ir de encontro a um ob­jectivo muito nobre, a reunií£o de textos relacionados com as con­feríªncias comemorativas dos 250 Anos do Nascimento do Cardeal Saraiva, realizadas na Biblioteca Municipal em 2016. Cabem esses textos na abrangíªn­cia do tí­tulo genérico da publica­í§í£o, na certeza que os fundamentos do passado, í  luz das nossas ací§íµes do quotidiano, podem ser essenciais na construí§í£o e desafio do futuro, pelos exemplos herda­dos, pela opí§í£o que temos de evi­tar repetir erros desnecessários, pelo valor que os seus ensinamen­tos e exemplos podem trazer í s geraí§íµes futuras. Resta-me agradecer a todos os intervenientes na realizaí§í£o do trabalho, com uma mení§í£o muito especial aos autores dos artigos, o Prof. Doutor Luí­s António de Oli­veira Ramos, o Prof. Doutor Ge­raldo Coelho Dias, o Prof. Doutor António Barros Cardoso, o Prof. Doutor Telmo Verdelho e o Prof. Doutor Afonso Moreira da Rocha que, nas suas áreas de especializa­í§í£o e com base nas competentes investigaí§íµes, trouxeram achegas extremamente importantes para entendermos melhor esse enorme vulto da História Pátria que foi o Cardeal Saraiva. Findo com a certeza que a curto prazo teremos o grato prazer de apresentar mais um número des­ta revista, sempre com Ponte de Lima rumo ao futuro!
  • Vol. 1 (2017)

    Em pleno século XXI a publicaí§í£o "Pon­te de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro" pretende dar íªnfase a um passado milenar com um futuro pro­missor, traduzindo-se numa oportunida­de e num desafio cujo intuito é incentivar a produí§í£o de novo conhecimento sobre o concelho de Ponte de Lima, em particu­lar, e a regií£o, em geral. Retoma-se, assim, a heraní§a deixada pelos nossos ilustres antepassados nos Anais de Ponte de Lima, de Miguel Ro­que dos Reys Lemos, no Almanaque de Ponte de Lima, organizado por ilustres limianos e conceituados escritores e poe­tas da regií£o cujo sentimento comum era o amor í  terra natal – António de Ma­galhí£es, Conde de Bertiandos, Francisco de Abreu Maia, Padre Araújo Calheiros, Conde de Aurora, Joí£o Gomes de Abreu e António Ferreira – e, mais recentemen­te, no Arquivo de Ponte de Lima, de José Rosa Araújo. Esta iniciativa espera poder contar com uma participaí§í£o ativa de todos aqueles que se interessam pela cultura limiana, no sentido mais amplo do termo, desde a gastronomia, aos usos e costumes, í s tradií§íµes, í s festividades, í  arquitetura e arte, í  fauna e flora, entre outros. Conforme referido por Jacques Le Goff "O passado é uma construí§í£o e uma reinterpretaí§í£o constante e tem um futuro que é parte integrante e significativa da história". Estamos certos que a qualidade cientí­­fica dos autores e dos artigos apresenta­dos contribuirá, indubitavelmente, para elevar e afirmar a cultura e a identidade limiana enquanto fatores de integraí§í£o, competitividade e desenvolvimento.